Olá, executérrimas!

Como anunciamos, uma das novidades para 2016, é a parceira do Executiva com profissionais bacanérrimos, de áreas de interesse das executivas modernas.

Para começar, um artigo que tem tudo a ver com o momento – “Cuidados com a pele no verão”, de autoria da Dra. Fabiane N. Bergonse, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade Brasileira de Laser, Mestre em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da USP e com estágio em Dermatologia na Baylor College of Medicine, Houston/Texas.

Aproveitem!!

Beijooooooo e vamos com tudo em 2016!!

Fabi Gragnani

———

verao_post

Cuidados com a Pele no Verão

Por Dra. Fabiane N. Bergonse

O verão está aí e com ele aumentam os cuidados que devemos ter com nossa pele, cabelos e unhas. E esses cuidados e/ou prevenções, tem sido muito mais reforçados nas últimas décadas, quando a incidência de raios UV (ultravioleta) aumentou muito devido a uma diminuição na camada de ozônio.  Portanto, atenção nas dicas que virão a seguir para que, assim, todos possamos curtir nosso verão de forma agradável e saudável!!!!

Bem, atualmente é impossível falar de verão e SOL sem falarmos e pregarmos o uso de protetor solar. O filtro solar deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição solar e devido a intensidade dos raios UV,  seu fator de protetor solar não deve ser menor do que 30.  Importante lembrar que quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção, principalmente nas pessoas que tenham um histórico de câncer de pele na família.

E hoje em dia, além do FPS, existem inúmeros tipos (veículos) de protetores solares, um para cada tipo de pele, como “oil free”, loção, creme, fluido, gel creme, etc, o que torna mais fácil a aderência ao seu uso, adequando-se ao tipo de pele do indivíduo.

Além do protetor solar facial e  corporal, recomenda-se também o uso de protetor labial, já que os lábios também ficam expostos a luz UV.

A proteção da pele do corpo pode também ser feita com uso de roupas próprias que possuem proteção contra UV na própria trama do tecido, principalmente em crianças, cuja resistência à aplicação e, (principalmente reaplicação) do protetor solar é  muito comum.

Não esquecer também do uso de repelentes, principalmente com as últimas notícias sobre a epidemia de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti .

No pós sol, usar abundantemente cremes ou loções hidratantes, para se evitar o ressecamento da pele. Entre eles, recomenda-se principalmente os a base de uréia,  lactato amônio,  glicerinas entre outros.

Em relação à alimentação, o verão pede muita hidratação, o que é benéfico não só para nossa saúde, mas também para a pele, além da ingestão de alimentos mais leves, como frutas, legumes e verduras.

Com aumento do calor, do suor e do uso de protetores solares (muitas vezes oleosos), pode haver aumento ou piora de casos de acne, principalmente em adolescentes. Portanto, um bom cuidado com a higiene da face e uso de sabonetes e filtros solares próprios para pele oleosa são indicados. Além do mais, alertar para os que possuem “hábito” de cutucar suas espinhas, para que não o façam, pois com a exposição solar aumenta a chance de manchar a pele no local da lesão (hiperpigmentação pós -inflamatória).

Em relação aos exercícios físicos no verão, dê preferência para os horários entre 8 e 10h da manhã e após as 16h , períodos em que a incidência de UV é menor, e além do uso do protetor solar, não se esqueça de ingerir muito líquido (água mineral , água de coco ou repositores hidroeletrolíticos, como, por exemplo, Gatorade) para evitar desidratação.

Enfim, aproveitem suas férias, mas não descuidem das dicas acima! Além de aproveitarem melhor o verão, estarão também prevenindo não só o envelhecimento cutâneo, como, também, possíveis cânceres de pele no futuro.

Boas férias !!!

Dra. Fabiane Bergonse
www.duedermatologia.com.br

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.