Coluna Executérrima

Já arrumou sua mesa hoje?

organizacao

Papéis diversos, fotos, bombons, salgadinhos, livros, post-its, cremes e remedinhos; se esse é o cenário da sua mesa, CUIDADO

A pauta da vez é organização da mesa de trabalho. Você é do tipo de profissional que tem tudo ao alcance, bem ali, em cima da mesa de trabalho? Se for, muito cuidado. A desorganização da mesa pode revelar um perfil descuidado, improdutivo e sem foco, prejudicando seu crescimento profissional.

Como a mesa de trabalho é “seu território” dentro de um ambiente coletivo, é natural querer decorá-la com objetos que marcam suas características. Mas cuidado com excessos. Aromatizadores de ambientes, cremes para as mãos, maquiagem, muitas fotos, flores e artigos de decoração não são legais para o escritório, pois deixam o ambiente muito pessoal e informal. Você também deve pensar que há colegas ao redor com gostos diferentes que devem ser respeitados.

Muitos enfeites e brinquedinhos podem demonstrar certa infantilidade e o acúmulo de material pode revelar um perfil controlador; o oposto também não é ideal, uma mesa vazia remete à ideia de distanciamento. O interessante é manter o equilíbrio entre os materiais de trabalho que são usados diariamente (nada de relatórios mofados de mil novecentos e bolinha) e poucos objetos pessoais, um livro ou uma revista que podem servir para inspirar boas ideias e lembranças, um porta-retratos ou um objeto de decoração discreto. Esse tipo de organização mostra que, mesmo com um lado prático e com foco no trabalho, você é uma pessoa afetuosa e carismática.

Dicas para manter sua mesa organizada

  1. Crie o hábito diário de eliminar o que não é necessário. Recicle e/ou doe o que ainda está em boas condições de uso. Aquilo que não tem mais jeito deve ter destino certo: lixo!
  2. Organize seus documentos em pastas ou caixas com etiquetas para definir o que está ainda sendo trabalhado, o que é arquivo necessário, pendências, entre outros.
  3. Mantenha sempre álcool e um paninho acessíveis para casos emergenciais.
  4. Não deixe copos e alimentos em cima da mesa e não jogue esse tipo de lixo onde você joga seu lixo de escritório. Melhor ir até à copa e evitar possíveis visitantes indesejáveis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Tagged , , , ,

About Fernanda Balieiro

Jornalista por formação, desenvolvo trabalhos de comunicação para diferentes plataformas (web, TV, mobile, print) e editorias, entre elas, moda, cultura e negócios. Curiosa por natureza, leio de tudo um pouco e, se o conteúdo interessar, pergunto, observo e pergunto novamente pra entender e passar pra frente de alguma forma. Paulistana, casada e apaixonada pelo mundo dos tecidos, cores e texturas, meu passatempo de moda é comparar revistas antigas com novas publicações. Esqueço da vida olhando imagens de capa, modelos, acessórios, estilos, o que foi e voltou a ser tendência, informações das mais diversas. Mais alguém quer entrar para o clube?
View all posts by Fernanda Balieiro →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.