Marcada no mercado. Será?


machine

A tatuagem ainda é tema delicado no mercado de trabalho

Com novas carreiras cada vez menos burocráticas e mais criativas, o mercado de trabalho está mais flexível. Apesar disso, ainda lidamos com todos os tipos de pessoas, que vieram de famílias diferentes e também tiveram educações diferentes, das extremamente tradicionais às modernas.

Muitos profissionais ainda acreditam que um funcionário tatuado passa impressão negativa ou descrédito. Portanto, é preciso ter cuidado com a exposição até mesmo em empresas informais. A companhia pode ter esse perfil mais descontraído, contudo, seu gestor (ou até mesmo seu cliente) pode ser conservador. Imagine o caso de uma publicitária moderna, acostumada a atender o segmento de moda, ao ter que cobrir as férias de uma amiga responsável pela conta de uma empresa “quadradona”; ou o caso de uma executiva da área comercial quando o grupo em que trabalha é adquirido por outro (gigante do mercado) que tenha normas estabelecidas por uma direção bem tradicional. Qual a saída, pedir demissão? Imagine! Mas alguns cuidados são necessários.

Regrinhas básicas apontadas por profissionais de RH. Tome nota!

  • É fundamental observar o ambiente da empresa onde você trabalha e o perfil de seus gestores antes de expor suas tatuagens.
  • Se a tatuagem não tem relação com suas atividades ou com o segmento em que você atua, tente não deixá-las em evidência. Afinal, o que precisa ser destacado é o seu trabalho.
  • Mesmo que a empresa não seja tão conservadora, use o bom senso e pense bem antes de expor sua tatuagem, principalmente quando existe contato com cliente.

As tatuagens podem ser pequenas, grandes, duas, inúmeras, apenas contornos ou cheias de detalhes e, claro, lindas, pois marcam um momento ou uma escolha importante pra você. Mas pense que beleza é algo subjetivo. Evidente que sua opinião e o direito de fazer o que quiser com seu estilo valem mais do que qualquer coisa. No entanto, quando isso envolve carreira, pensar no mercado e na companhia em que trabalha e considerar certa adaptação é fundamental, caso contrário, talvez seu negócio seja outra área ou atividade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *