Pra ver melhor


Armações ganham destaque e viram item de estilo

A coluna de hoje é dedicada às executérrimas fãs de armações de óculos de grau. Seja por necessidade ou por vaidade (sim, há pessoas que usam armações com lentes sem grau – faux glasses – para criar uma produção ou imagem mais elaborada), esse tipo de acessório ganha cada vez mais destaque no mundo da moda, sendo um essencial item de estilo.

Antes de escolher suas armações, você deve pensar hábitos, tipo de trabalho e, principalmente, nas características do seu rosto. Em minha reportagem sobre Visagismo, aprendi com Philip Hallawell que não há uma regra geral para compor uma imagem, mas acho que podemos pensar em algumas dicas simples que podem ajudar na busca pela armação ideal.

Hoje, temos armações de todos os tipos, estilo retrô redondinha, de gatinho, fina, grossa, coloridas, discretas puxando para o tom da pele. Portanto, avalie o clima do ambiente onde elas serão usadas e como harmonizam com o restante da produção: roupas, sapatos, colares, brincos, entre outros.

Se você trabalha em uma empresa conservadora, armações delicadas com hastes finas e cores neutras são bem-vindas. Se não há um dress code tão rígido, brinque com tamanhos, cores e estampas diferentes. A roupa está certinha demais? Reta, preta, cinza? Que tal uma armação de oncinha ou toda vermelha?

A maquiagem não deve ser dispensada em hipótese alguma, mas ela precisa ser leve para o trabalho. Já em eventos mais elaborados, vale jogar uma cor de sombra diferente ou caprichar no delineador.

Quer exemplos práticos de maquiagem para quem usa óculos? Na busca por informações, encontrei este vídeo do programa Base Aliada (GNT) com Julia Petit e separei pra você. Confira!

Precisa de mais dicas sobre armações? O consultor e designer de óculos Francisco Ventura esclarece:

  • A pupila deve estar centralizada no desenho da armação;
  • As hastes devem ficar no exato tamanho do rosto (não deve sobrar ou faltar espaço entre a parte da frente e as laterais);
  • O apoio no nariz tem de estar encaixado confortavelmente, sem marcar a pele;
  • A armação deve disfarçar as olheiras ficando sobre a parte inferior dos olhos;
  • Não cubra as sobrancelhas. Elas não devem ficar por dentro da lente, mas sim acompanhar o formato da armação.

Agora não tem desculpa, executérrima. Aposente as lentes, arrume um tempinho para a seleção e boa diversão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 respostas para Pra ver melhor

  1. Paula Ferraz disse:

    Fabi, adorei o post!! Eu uso óculos e adoro armaçöes diferentes!!! Estou agora atrás de uma armação bem moderninha como a da primeira foto…tipo aquilo que ninguém gosta ou acha pelo menos estranho…rssss. Bjosss

    • Fabi Gragnani disse:

      Que bom, Paula! A Fer mandou bem e as dicas são ótimas! Concordo com Vc sobre o modelo da primeira foto… é o que eu mais gosto…hehehe Dá vontade de usar mesmo sem precisar! Espero que encontre uma super armação e arrase por aí!!!! Bjo grande e bom findi! 🙂

      • Roberta Padilha de Pinho disse:

        Fabi, maravilhoso seu blog …. amei, ainda mais agora, com os 40,chegaram os óculos na minha vida!!! Beijos!

        • Fabi Gragnani disse:

          Roberta!!!!! Super feliz com o seu post!!!!!!
          Obrigada pelo carinho!!!!
          Esse post dos óculos ficou mesmo bem legal! A Fer, minha colaboradora querida, mandou muito bem!
          Continue nos acompanhando e, se puder, divulgue para as amigas, ok?
          Super beijo!!!!
          Fabi Gragnani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *