Alimentação é tudo


businesslunchConfira as dicas da primeira parte da entrevista com a nutricionista Raquel Pimentel

Enviar e receber e…. cinco novos e-mails. Enquanto você responde o terceiro, toca o celular. “Alô?” Uma segunda chamada tenta insistentemente tirar sua atenção que já está sendo dividida entre a tela do computador e o equilíbrio do celular entre ombro e orelha. A chefe aponta na porta da sala. “Preparou a apresentação do novo projeto? Reunião no almoço”. “Droga! Tinha consulta hoje, antes de desmarcar tenho que terminar essa apresentação”. Dois minutos depois… três novas mensagens e a secretária do cliente entra em contato pela quarta vez com uma nova solicitação. Cansou? Ou melhor, você se identificou?

Seguir uma dieta saudável é um desafio gigantesco para as executivas e, pensando em nossas leitoras, entrevistamos a nutricionista da Educanutre Consultoria e Assessoria Nutricional Raquel Pimentel. Ela nos deu dicas totalmente possíveis de serem colocadas em prática e a conversa rendeu tanto assunto que dividimos o material (não deixem de conferir na próxima semana uma receita fantástica de suchá detox, além de dicas de sobremesas e ações saudáveis).

S/T – Pensando em uma dieta para a maioria das mulheres, quais seriam as melhores opções de alimentos “fáceis de se preparar ou comprar” e saudáveis para serem ingeridos nos intervalos das refeições?

Raquel Pimentel – Sempre é bom contar com os contratempos. Mesmo planejando o lanche, podem surgir reuniões inesperadas ou necessidade de deslocamentos. Portanto levar na bolsa um lanchinho reserva é, no mímino, prudente. As melhores opções são aquelas que podem ser armazenadas em temperatura ambiente, práticas e que “seguram” o apetite até a hora de fazer a refeição principal como castanhas, amêndoas, avelãs, nozes, palitinhos de pepino, cenoura, beterraba e salsão, além de frutas ao natural ou desidratadas.

SUGESTÕES DA PROFISSIONAL

S/T – Quais alimentos não podem faltar no prato? A regra do prato colorido = prato saudável ainda vale?

Raquel Pimentel – A refeição deve ter todos os nutrientes, ou seja, proteínas (carnes, peixes, aves, ovos e laticínios), gorduras (óleos vegetais como o azeite extravirgem e o óleo de canola, de milho etc.; oleaginosas), carboidratos (massas e pães integrais, cereais), vitaminas (presentes nas frutas, verduras e outros alimentos) e minerais (presentes nas frutas, verduras e outros alimentos). Para isso, é necessário variar os alimentos e evitar a monotonia alimentar. Uma forma de propiciar a variedade dos nutrientes no prato é consumir alimentos de cores variadas.

A FORMA CORRETA DE MONTAR O PRATO

Fonte: Raquel Pimentel

Fonte: Raquel Pimentel

EXEMPLO 3 colheres (sopa) de arroz, 1 concha pequena de feijão, 1 porção de salada de folhas verdes, 2 colheres (sopa) de legumes refogados, 1 bife ou 1 coxa de frango ou 1 filé de peixe ou 2 ovos.

CEREAIS (arroz, milho, quinua, aveia etc.), FARINHAS (farinha de trigo, de milho, de mandioca, entre outras), MASSAS e TUBÉRCULOS (batata, mandioca, mandioquinha)

mao_fechada

Opte por uma quantidade do tamanho da sua mão fechada para se servir de cereais prontos ou preparações feitas com farinhas, batatas, mandioca e mandioquinha. Se achar melhor, use a quantidade equivalente a 1 colher de servir (colher grande) ou 3 colheres de sopa para as porções de arroz, macarrão e batata

 

LEGUMES Você pode usar a metade do prato (conforme indica a figura acima) para colocar as porções de legumes cozidos, refogados e a salada. A porção ideal é = 1 xícara de folhas verdes rasgadas ou picadas e 2 colheres (sopa) de legumes cozidos ou refogados

palma_mao

CARNES Opte por uma quantidade igual a palma da sua mão aberta e sem os dedos para se servir de carnes vermelhas. A porção em medida caseira é 1 bife pequeno ou 2 colheres (sopa) de carne (se for moída ou picada)

 

GORDURAS Use 1 colher (chá) de azeite para temperar as saladas e use o óleo com moderação no preparo das refeições. As frituras de imersão (mergulhadas em óleo) estão excluídas do cardápio. A quantidade de gorduras não deve ser superior a 1 colher de sopa por refeição, incluindo o preparo. Saiba que 1 litro de óleo é suficiente para preparar por 1 mês as refeições de uma família de 4 pessoas.

maoPEIXES E AVES A quantidade ideal é a do tamanho da sua mão aberta, incluindo os dedos

S/T – Nos almoços de negócios é muito comum a pessoa mais falar do que comer. Há alguma estratégia de escolha de alimentos de fácil digestão? Saladas ou cremes, isto é, refeições mais leves seriam melhores opções durante o almoço de negócios?

Raquel Pimentel – O ideal é que a reunião seja marcada em outros horários, mas se for inevitável, aqui vão algumas dicas:

  • Escolha um restaurante que você já conheça o cardápio, assim fica mais fácil pensar no que vai comer;

  • Evite frituras, bebidas alcoólicas e sobremesas muito calóricas, que além de contribuir para o aumento do peso, pode prejudicar a digestão, causar sonolência e comprometer o rendimento do trabalho até o final do dia;

  • A refeição deve ser completa e fornecer energia para as demais atividades. Se for muito “leve”, ou seja, só uma saladinha ou um creme, corre-se o risco de não ter energia para encarar o resto do dia. Se tiver que ser uma salada, ela deve ser bem completa com proteína (frango, ovo, queijo, presunto magro, camarão ou outra) + legumes e vegetais folhosos variados + um carboidrato (batata ou pão ou massa ou leguminosas – grão-de-bico, feijão etc.);

  • Se a reunião for feita na empresa e você tiver como interferir na escolha do que será servido, sugira sanduíches leves, saladinhas, caldinhos e cuscuz servidos em porções individuais; bem como sushis, salgados integrais assados, saladas e sucos de frutas.

 

Raquel Pimentel Nutricionista da Educanutre Consultoria e Assessoria Nutricional rpimentel@educanutre.com.br www.facebook.com/educanutre  www.educanutre.com.br

Raquel Pimentel
Nutricionista da Educanutre Consultoria e Assessoria Nutricional
rpimentel@educanutre.com.br
www.facebook.com/educanutre
www.educanutre.com.br

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 respostas para Alimentação é tudo

  1. Adorei suas dicas, principalmente quando saimos de casa sem hora para voltarmos. Sou diabética não posso, ficar muito tempo sem comer alguma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *