Dicas, Parceiros, Quero saber

Efeitos do cigarro na saúde bucal

Olá, executérrimas!

Hoje temos o primeiro artigo (de muitos) de nosso Parceiro Dr. Alexandre Morita Cutolo, dentista,  pós graduado em Cirurgia e especialização em Dentística Restauradora com ênfase em Estética, o qual já participou de alguns programas de TV, como o “Melhor do Brasil” (quadro “Arruma meu marido”) do Rodrigo Faro, e Jogo da Vida (quadro “Espelho, espelho meu”) de Marcia Goldschimidt, nos quais atuou, juntamente com profissionais de outras áreas, no processo de transformação de convidados.

O artigo trata brevemente da interferência do cigarro na saúde bucal, tema delicado e extremamente importante.

Veja, não queremos ser politicamente corretas, mesmo porque, nosso mundo já anda bastante chato. Nossa intenção é apenas alertar para a importância do assunto…

Aproveitem!!

Beijooooooo!

Fabi Gragnani

———————————————————————————————————————————————————

foto artigo 05fev16

Efeitos do cigarro na saúde bucal

Por Dr. Alexandre Morita Cutolo

Está comprovado cientificamente que o cigarro é prejudicial a saúde. Aumenta a probabilidade de doenças como: câncer, derrame, infarto, problemas pulmonares entre outras.  Para a saúde bucal o tabagismo também é extremamente prejudicial. Esse vicio aumenta a o risco de câncer de boca, leucoplasia e doenças periodontais, além de interferir no sucesso de alguns tratamentos como implantes, prejudicando a osseointegração, e no tratamento das doenças periodontais.

Por que a saúde bucal de um fumante é mais frágil do que a do não fumante?

A saúde bucal de um fumante é mais frágil devido a diminuição das defesas do organismo além de dificultar o processo de cicatrização o que interfere na recuperação de alguns tratamentos odontológicos como nas raspagem, nas cirurgias periodontais e na osseointegração de  implantes dentários.

 Por que os dentes e as gengivas escurecem?

O cigarro estimula a produção de melanina na área da boca causando manchas nas gengivas dos fumantes. Nos dentes, os componentes do cigarro ajudam a placa bacteriana, que inicialmente é incolor, a se tornar amarela, consequentemente escurecendo os dentes.

O cigarro causa mau hálito?

O cigarro causa mau hálito sim, principalmente por influenciar no fluxo salivar. Os componentes químicos e o calor gerado pelo fumo são fatores agressivos para as glândulas salivares causando diminuição do fluxo salivar e consequentemente o mau hálito.

É possível perder os dentes devido ao fumo?

Sim. O fumo é um dos agravantes da doença periodontal. O cigarro altera a resposta imunológica do local, aumentando a severidade da doença e, consequentemente, levando a perda dentária.

Qualquer profissional da área da saúde tem como obrigação estimular o paciente a não fumar, devido as consequências do cigarro tanto na saúde em geral como na saúde bucal.


www.dentaldesigner.odo.br

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Tagged , , , , , , ,

About Fabi Gragnani

Sou advogada, mas alucinada por moda!!!!! Há uns bons anos, ainda trainee na minha profissão oficial, comecei um trabalho de personal stylist. Decidi, então, fazer o curso de personal stylist com a profissional Titta Aguiar. Finalizado o curso, tinha certeza de que, em algum momento da minha vida, uniria algo da minha profissão oficial com a moda, que é a minha paixão!
View all posts by Fabi Gragnani →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.