Senhora estilo
Com o tempo, as mulheres conquistam mais autenticidade, cultura, elegância e segurança para assumirem o que, de fato, gostam e desejam mostrar
Nesta semana, a proposta da nossa coluna é falar do estilo de mulheres com mais idade – 60, 70, 80, 90 anos. Esse tema já foi abordado aqui no blog há algum tempinho na coluna Estilo e idade e a ideia de explorá-lo partiu da Fabi, ao ver uma produção do Canal GNT que apresentava seis mulheres nessa faixa etária com estilos diferentes e incríveis, conforme comentou a idealizadora do blog Executiva sem Terninho. Encontrei parte do vídeo no site do canal. Cliquem no link abaixo e confiram que energia e criatividade têm essas mulheres!
VÍDEO: Sem idade para ter estilo
Que delícia ver essas mulheres tão seguras, ousadas e conscientes. Percebam que todas apontam que vestem identidade, essência, o que elas construíram com o passar do tempo. Para essas mulheres, a produção dos modelitos também é diversão. Elas gostam de compor “personagens”, de pensar em criações e no que vão usar no dia seguinte, seja para ir ao trabalho ou para ir à feira.
Outro ponto importante é que nenhuma pensa em parecer mais jovem e, por isso mesmo, tornam-se mais interessantes. “Estilo não tem idade e o bacana é a mulher assumir mesmo a idade que tem, mas com charme e autenticidade”, comenta Fabi Gragnani.
Com o tempo, essas e outras mulheres mais velhas que continuam suas atividades – trabalham, dançam, exercitam-se, viajam, namoram, curtem os netos, os amigos e a família, isto é, mantêm suas paixões vivas (quer coisa melhor para envelhecer de bem com a vida?) – conquistam essa autenticidade, além de mais cultura, elegância e segurança para assumirem o que, de fato, gostam e desejam mostrar.
Mais um grande exemplo de personalidade fashion de mais idade é a decoradora Iris Apfel, de 93 anos. Ela foi responsável pela decoração da Casa Branca durante nove mandatos presidenciais diferentes.
Repararam nas armações gigantes dos óculos de Apfel? Esse pode ser um excelente recurso para dar destaque ao visual de forma criativa e irreverente, além do fato de ajudar a disfarçar as rugas da região dos olhos. Outro trunfo dessa personalidade cheia de estilo é o uso de acessórios. “Aprendi com minha mãe que apenas com um vestido preto, mudando os acessórios, você pode ir a qualquer lugar, incluindo uma festa de gala”, disse em entrevista quando esteve no Brasil, em 2013. Recurso também utilizado por Costanza Pascolato, que tem outro estilo, contudo, seus óculos, braceletes, brincos, colares e bolsas tiram o fôlego de qualquer executérrima.
Para esconder manchas na pele e a flacidez da pele (do tchauzinho), se isso incomodar, mangas maiores e decotes mais fechados são excelentes para disfarçar.
Já mencionamos no blog, mas vale lembrar que hidratação é fundamental para uma pele boa. Acrescente um pouco de base, pó, sombras foscas para delinear sobrancelha e fazer aquele efeito esfumado no cantinho dos olhos, o que dá uma levantada na expressão, batom e blush. Se você tem estilo para assumir os cabelos brancos, aproveite a tendência! Cada vez mais, as mulheres estão adotando os fios “naturais”, coloco entre aspas, pois é importante encontrar a melhor tonalidade para seu tom de pele. Um profissional pode ajudar a chegar à cor ideal com um tonalizante prata, por exemplo. Além disso, hidratações constantes e cortes modernos são essenciais para quem deseja adotar o branco. Veja os exemplos de Christine Lagarde, Meryl Streep, Helen Mirren e Carmen Dell’Orefice, entre outras.